segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Matemática na Educação Infantil.



A qualidade do ensino de matemática na Educação Infantil é de grande importância, pois é nessa faixa escolar que o aluno inicia seus contatos com essa disciplina. A proposta de trabalho deve incorporar os contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das nações matemáticas elevar o aluno a ir além do que parece saber, tentando compreender como ele pensa, que conhecimento traz de sua experiência no mundo e fazer as interferências no sentido lê levar a ampliar progressivamente suas noções matemáticas.


Além de habilidades linguísticas e lógico-matemáticas uma proposta didática deve proporcionar aos alunos de Educação Infantil chance de ampliar suas competências espaciais, pictóricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais, que servem como rotas, para que possam aprender matemática.

Um exemplo é o desenvolvimento de atividades que exijam o corpo da criança em ação e a reflexão sobre os movimentos realizados. Isso significa que, ao mesmo tempo em que se propicia o desenvolvimento da competência corporal, essa mesma competência pode ser usada como porta de entrada para outras reflexões mais elaboradas, envolvendo contagens, comparações, medições e representações através da fala ou de desenhos.
 
Fonte: http://joaopharaoh.blogspot.com/2011/08/matematica-na-educacao-infantil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conceitos Matemáticos